Quem Somos? Equipe Projetos Fotos Matérias e Entrevistas Fala Presidente!
Fale Conosco
 

CADEG e a Subsistência de Diversas Famílias

Por Evandro Tavares

O CADEG é um Centro de Abastecimento com 714 lojas e salas comerciais localizado em Benfica, na Cidade do Rio de Janeiro. Lá são comercializados diversos tipos de produtos nacionais e importados, tais como: frutas, hortifrutigranjeiros, laticínios, bebidas, flores (arranjos naturais e artificiais), entre outros, contando com 523 empresas que geram oito mil empregos diretos e 20 mil indiretos. Recebe, em média, 28.000 visitantes por semana, segundo dados da própria administração do espaço.
Os produtos são comercializados no atacado e também no varejo, funcionando 24 horas por dia.
Em 1962 foi dado início a este centro de abastecimento, que conta com uma área total de aproximadamente 100.000 m2 e é um dos maiores do Estado.
Este empreendimento, que movimenta uma grande receita mensal e atua no fornecimento de alimentos para grandes mercados e feiras de todo Estado do Rio de Janeiro, revela um outro lado social: a luta pelo sustento de diversas famílias.
Diariamente, a partir das 04 horas da manhã, com a autorização da administração local, é dado início à corrida em direção aos galões que reúnem alimentos que para alguns comerciantes é o fim e para diversas famílias representa o começo de uma refeição e do seu sustento.
Nas diversas galerias da central de abastecimento, comerciantes e carregadores de caminhões misturam - se a senhores e senhoras, adultos e  crianças que, com seus carrinhos e sacolas, recolhem frutas, legumes e verduras, afim de alimentar-se.
A solidariedade impera nesta luta pela sobrevivência: Alguns que recolheram uma quantidade maior de alimentos dividem com os demais que não tiveram a mesma sorte. Além disso, alguns comerciantes, após a seleção criteriosa dos produtos para a venda, reúnem o não - comercializável e põem em caixas de papelão ou de madeira, separadamente do lixo, para que a população possa recolher.
É o necessitado dando auxilio ao que precisa! Parabéns Cadeg, parabéns comerciantes!
Seria ótimo que essas famílias não necessitassem recolher esses alimentos descartados pelos comerciantes, porém, como a carência ainda é muito grande, que isso seja feito com a maior dignidade possível.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente / RJ

Conselho Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro

Utilidade Pública Federal

Utlidade Pública Estadual - Em processo

CEBAS - Em processo

Rede Não Bata, Eduque

Utilidade Pública Municipal/RJ - Projeto de Lei aprovado na
Câmara dos Vereadores do RJ

Rede Local do CRAS Adalberto Ismael de Souza

Rede Local do Instituto Pereira Passos

Siconv - Governo Federal

 

 

 

 

 

     

 

Copyright ©2012 Todos os direitos reservados ao Instituto de Desenvolvimento Humano Art Cult.
Site melhor visualizado na resolução 1024x768px 
Administração: Evandro Tavares
Versão: 2.0